Testemunhos

Para além do prazer enorme que me dá pintar, também me dá um enorme prazer perceber que me tornei uma pessoa diferente através do trabalho com a Fernanda das Neves no curso “Expansão da Expressão Artística” .E vemos também as nossas amigas que eram mais fechadas, que não gostavam tanto de falar dos sentimentos , estão muito mais abertas . A maneira como a Fernanda nos faz trabalhar é uma magia . É uma experiência muito gratificante. Enche-nos muito a alma . É trinta vezes melhor do que andarmos a tomar ansiolíticos . Os dias de avaliação são muito intensos . Avaliamos o nosso trabalho e ás tantas temos as emoções à flor da pele, choramos, rimos e abraçamo-nos… Vale a pena pôr na tela tudo o que nos vai cá dentro e isto é uma magia . As pessoas sentem-se bem .  É ótimo .  São três horas em que nos entregamos só a nós.

Há uns anos atrás, depois de ter frequentado a Sociedade Nacional de Belas artes, senti a necessidade de ver a pintura com outra abordagem. Como conhecia a Fernanda, falei lhe no sentido de desenvolver outras capacidades. Formamos um grupo, e avançamos numa interessante e nova maneira de ver e sobretudo sentir a pintura através do curso “Expansão da Expressão Artística”.  Claro, que tivemos alguma dificuldade em aceitar novos conceitos porque a nossa cabeça estava formatada de outro modo . Nada mais foi igual. Passamos a pôr na tela o que os nossos sentimentos nos diziam. Foi um novo começo uma experiência maravilhosa. Ainda hoje, quem continua nesta área , pinta  com um sentido diferente.

O desenvolvimento da criatividade deu nos ferramentas para que a partir de uma tela em branco usemos  a nossa intuição e pintemos sem barreiras. Foi bom, continua a ser muito bom

Francisca - 2006/2018

Pintar porcelana é bem diferente de pintar sentimentos. Eu venho da pintura clássica em porcelana. No inicio do curso “Expansão da Expressão Artística”  foi difícil , mas agora  é algo que me dá muito gozo fazer o que sinto que me faz muito bem. A Fernanda diz que agora até já faço paisagens “despenteadas” . É uma terapia . Nem sempre é fácil transportar para a tela os temas que a Fernanda nos dá mas também  muitas vezes só depende da forma como nos sentimos .Por vezes pintamos e depois choramos .Mexe muito connosco .Sente-se aqui uma boa energia. Pintar em conjunto é também um exercício muito interessante e agradável. Temos de continuar o que a nossa colega começou e as coisas têm de falar umas com as outras ,mas o que é certo é que as coisas aparecem. É muito giro! Se puder nunca não vou desistir de pintar.

 Anabela  - 2016

O objetivo dos ateliers da Fernanda é que cada uma transporte para a tela aquilo que sente sem a preocupação de estar bem ou mal. É o que sai naturalmente e desta forma uma árvore pode ser quadrada e o gato ter as orelhas ao contrario . É aquilo que nos vai na alma , é o que pomos nas telas  e não há criticas . Também podemos sempre voltar atrás e mudar porque se no dia que pintei achei que estava bem ,no dia seguinte já sinto outras coisas e posso achar que tudo é horrível. Nesses dias a pintura  serve de terapia. Já me  aconteceu  chegar ao atelier muito chateada e pintar tudo cinzento escuro e estive uma hora a gastar tinta . Depois a Fernanda disse -me para ir lavar a tela e a partir daí parecia que tinha lavado a cabeça por dentro. Depois recomecei com outro sentimento e como a Fernanda não critica sai tudo cá para fora sem receio. É esta viagem interior que a Fernanda quer que façamos .Ela ensinou-nos que quem não entende o que pintamos é porque não sabe ver para além do óbvio e aí começamos a  não nos preocuparmos com a opinião dos outros e a sermos nós próprias . O objetivo da Fernanda é fazer com que acreditemos em nós . É uma satisfação pessoal muito grande . Estou mais desinibida e mais solta . Tenho consciência de que não sou a mesma pessoa.

Maria Carlos - 2006

O misturar as cores e exercitar a mente tem tudo a ver comigo . Eu não me sentia em paz porque faltava na minha vida de professora de matemática algo de criativo. A partir do momento que comecei a pintar tenho tudo  aquilo que preciso. Nos ateliers “Expansão da Expressão Artística” consegui alcançar muita paz comigo  própria. No inicio pintar as emoções e sentimentos custa horrores ,mas depois começamos a libertarmo-nos e colocamos tudo nas telas o que também faz com que fiquemos completamente expostas . A Fernanda faz com que com o tempo o medo desapareça.  

Helena - 2006

Sempre gostei de pintura mas nunca tinha experimentado pintar. Aceitei o convite da Francisca porque achei interessante a forma como o curso “Expansão da Expressão Artística” funciona. Quando comecei dentro do grupo senti que não conseguia transmitir tudo o que sentia mas à medida em que fui trabalhando fui ficando mais descontraída e mais desinibida comigo.  Sempre que me consigo libertar do receio saem coisas muito interessantes. Mas nem sempre é fácil transmitir para a tela o que vai cá dentro. É esse desafio que a Fernanda nos faz e é essa a aposta que me entusiasma nos ateliers da Fernanda.  Outro dos motivos que me faz sentir bem e motivada para vir pintar é a ótima relação que há entre todos nós durante os ateliers .

Enquanto estou ali não penso em mais nada.

Beatriz  - 2006

Ao fim de três aulas fiquei muito surpreendida com que já conseguia fazer. Estou muito satisfeita. Venho da química, de muitos anos a dar aulas e nunca tinha pintado. Vou misturando cores e fico admirada com o resultado pois quase sempre aparecem paisagens que são o meu fascínio. O ambiente dos ateliers da Fernanda é muito giro e descontraído o que me faz sentir muito bem, mais descontraída e aberta. Aprendi bastante e comecei a ter gosto pela pintura, que era uma coisa que desconhecia.

Hoje expresso-me com desenvoltura na pintura e isso faz-me sentir feliz.

Cesaltina - 2018

Nasci, em Lisboa, há já alguns anos, e como todas as crianças sempre gostei de pintar. Nada de definido, concreto. Apenas rabÍscos, traços, linhas que expressavam o meu pensamento.

Quis a Vida/Destino que, “por acaso” tomasse conhecimento do curso de Expansão da Expressão Artística e os ateliers de Pintura Intuitiva da Pintora Fernanda das Neves/Artessência.

Numa fase, particularmente conturbada da minha Vida, resolvi concretizar “um sonho à muito adiado” - Dedicar-me á pintura.

Durante algum tempo e devido à sensibilidade da Mestra, ao seu know-how e a sua forma de saber Ser e Saber Estar, as aulas serviram de refúgio interior. Um local onde eu me sentia plena, em paz comigo e com o Universo.

Graças ao seu apoio e a forma de transmitir os conhecimentos de forma adequada ao meu modo de ser e de estar, as experiências foram surgindo e a aprendizagem foi-se realizando, passo a passo.

Em todas as aprendizagens que foram, foi-se verificando, em mim, uma modificação. Tornei-me mais aberta ao Mundo e aos Outros. Gradualmente, fui tomando consciência das minhas potencialidades e das minhas limitações. Apercebi-me dos medos que tinha, do que necessitava desenvolver, aprender, PARA ME TORNAR CADA VEZ MAIS EU, mais próxima da minha Verdade Interior, sem máscaras, sem subterfúgios. Simplesmente Eu – do que quero/do que sou.

Através da pintura, dos conhecimentos transmitidos e acompanhamento realizado aumentei a minha auto-estima, aprendi a gostar de mim, tornei-me mais Alegre, mais Expansiva, mais Segura.

Frequentar este curso associado ao conhecimento e às técnicas conduziu-me a um auto- conhecimento nas mais diversas áreas da minha vida. Ensinou-me a ver para além do óbvio, a pensar “fora da caixa”, a alargar horizontes.

O resultado nota-se...diz quem me conhece...

Cada aluno é visto como é, especial e único. Apesar de inserido num grupo verifica-se uma atenção particular a cada um. Não há generalizações, comparações. Cada um tem o seu ritmo de aprendizagem e isso é respeitado sem que ninguém se sinta subvalorizado. Há o respeito pelo que cada um é e pode vir a ser. É-se estimulado a ser cada vez mais, a ultrapassar os desafios colocados mas o apoio e a ajuda estão lá. Ninguém se sente desamparado ou sozinho.  Fazer este esta aprendizagem com a Fernanda das Neves , é descobrir “em si” um mundo de inúmeras possibilidades. TUDO É POSSÍVEL Esta foi a minha experiência.

Filomena - 2018

Toda a minha vida sonhei seguir Belas Artes! Mas, o meu rumo foi parar a Contabilidade e Gestão!
Aos 45 anos, tirei o curso de Pintura na SNBA!
Na minha caminhada, encontrei e tive formação em pintura, com a pintora Fernanda das Neves no seu curso “Expansão da Expressão Artística”.
É a minha Mestre e todos os dias agradeço as suas aulas!
Encontrei o sentimento, a emoção, a alegria, a identidade... na pintura e na vida!
OBRIGADA, FERNANDA DAS NEVES!
BEM HAJA!

Aida  - 2018

Colaborar no projeto “O ka – ObjectosComAlma”, criado e desenvolvido pela artista plástica Fernanda das Neves, foi para mim uma experiência muito enriquecedora e importante, uma vez que me permitiu pôr em pratica muitos dos conhecimentos adquiridos no curso de Gestão das Artes, bem como trabalhar com pessoas com personalidades diferentes e que muito me influenciaram.

Pedro  - 2018

Tive o prazer de ter trabalhado em diversas valências com a Fernanda das Neves ora com ele como colaboradora em trabalhos meus ora eu como colaboradora em trabalhos dela.

Na sua área de Designer de Interiores colaborei com a Fernanda das Neves em projetos importantes onde a sua qualidade técnica, o brio, a criatividade, a organização e a verticalidade estiveram sempre presente dando trabalhos fantásticos.

Nos workshops de intervenção criativa e artística dentro de ações de formação para empresas de Formação na área da Gestão , em que colaborei assessorando a Fernanda, a sua condução nos trabalhos artísticos individuais e nos de grupos resultou sempre em fantásticos momentos transformadores para todos.

Colaborei no projeto/loja de peças únicas OkaObjetosComAlma que a Fernanda criou como laboratório de desenvolvimento de várias técnicas com diferentes artesãos/artistas e onde as suas próprias criações de moveis , tapetes e peças em vidro foram sempre o ponto alto da loja . Projeto que foi um sucesso tendo angariado a adesão muito gratificante de inúmeros artesãos e artistas Portugueses recém formados e o reconhecimento nacional e internacional dos midea

Finalmente no campo da pintura é autora de quadros maravilhosos , alguns deles espalhados por todo o Mundo e a outros na minha casa.

No seu primeiro livro “Palavras de Amor e Reconciliação” a sua essência profunda despertou-me dando-me “luzes” importantes para o meu caminho pessoal.

Trabalhar e privar com a criatividade e o humor da Fernanda foi e é um prazer que espero continue a acontecer por muitos mais anos.

Teresa - 2018

E com muito gosto que venho testemunhar que foi com a Fernanda das Neves que desenvolvi o meu sonho de pintar. Sonho de criança... Foi com ela que me realizei na pintura . Com as suas dicas nos ateliers de “Expansão da Expressão Artística” criei um estilo próprio que me levaram a realizar algumas exposições com êxito. Foi um período da minha vida, inicio da aposentação, que me fez sentir que tinha algum jeito para a pintura.

Bem haja Fernanda 

Celeste - 2018

AV. 1.º Maio, n.º 47A 2640-455 MAFRA

Portugal

Tlm: +351 939 323 881

  • Facebook
  • Instagram
  • Branca ícone do YouTube
  • Branca Ícone LinkedIn

©  2018 por Artessencia. / Webmaster: A-Design